CARGA | Aumento de roubo de carga RJ

Publicado em: 24/01/2019

Além de garantir que tudo chegue ao destino em perfeitas condições, um seguro para cargas garante o ressarcimento dos imprevistos que podem acontecer, seja por operações terrestres, aéreas ou aquaviárias.

A violência no Rio de Janeiro tem trazido prejuízos que extrapolam a área territorial da capital fluminense. Um desses reflexos é sentido pelo setor de transportes, que viu no último ano o preço do seguro de cargas até triplicar, afetando diretamente o custo do frete de mercadorias, que hoje, já chega a ficar 30% mais caro, de acordo com o produto transportado e a região do Rio onde será entregue.

Segundo Eduardo Rebuzzi, presidente da Federação do Transporte de Cargas do Rio de Janeiro - Fetranscarga, em 2017 os prejuízos contabilizados já atingiram quase R$ 900 milhões. A situação da violência preocupa tanto o setor transportador, que está mobilizado para propor medidas e cobrar soluções do poder público.

A situação é tão grave que há empresas que estão deixando de atuar no Rio para evitar prejuízos financeiros e também para não expor seus profissionais a situações de risco. Infelizmente, todos os tipos de mercadoria são alvo em potencial dos bandidos, mas algumas são preferidas, como alimentos, bebidas, eletrodomésticos e eletrônicos, que podem ser vendidas facilmente e não possuem facilidade de rastreamento.

O seguro de carga diminui os prejuízos que se pode ter com a cadeia de distribuição, seja em casos de roubo, acidente ou danificação da carga, e como previsto por lei, a contratação de seguro é obrigatória, seja por ela por parte da transportadora, quanto do embarcador.

A Fastnes Seguros oferece coberturas amplas e básicas de seguro de cargas, além de cláusulas específicas para os diferentes produtos transportados e coberturas adicionais. Entre em contato com a gente, e solicite um orçamento.

FONTES: Firjan, Jornal Gazeta e Confederação Nacional do Transporte.

Voltar