Com a época de férias chegando, as viagens já começam a ser programadas.
No Brasil, viagens de carro são muito comuns. Seja para aproveitar o litoral, ou visitar um familiar em outra cidade, as férias são um sinônimo de viagem. Algumas são longas, outras nem tanto, mas independente da distância, para que tudo ocorra bem, alguns itens devem ser verificados com antecedência:
PESQUISE O TRAJETO Com a tecnologia em nossas mãos, muita gente se esquece de pesquisar pelo trajeto da viagem e deixa para confiar apenas no GPS, mas o desespero pode bater no meio do caminho. É muito importante você visualizar o todas as opções de trajetos disponíveis antes de pegar a estrada. Nas rodovias, há grande chance do sinal cair, e com isso seu GPS pode falhar ou até mesmo indicar caminhos inexistentes. Prevenir é sempre a melhor opção.
FAÇA AS CONTAS Uma viagem de carro exige planejamento e se programar com esses investimentos pode evitar situações desagradáveis. Calcule previamente os gastos com gasolina e pedágio, e sempre leve um valor extra para imprevistos.
CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO Confira a previsão do tempo para os locais que farão parte do seu trajeto. Você pode evitar pegar uma tempestade no caminho e saberá como estará o clima no período da sua viagem. É uma ótima dica para organizar a mala!
REVISÃO DO VEÍCULO É importante fazer a revisão do veículo com antecedência. Leve o carro no mecânico pelo menos duas semanas antes de fazer uma viagem e caso seja necessário realizar algum reparo, você ainda terá tempo para que seja feito. Já no dia da viagem, verifique uma última vez os níveis de óleo e água, os pneus (inclusive os estepes), o combustível e as lanternas. Ah! Se for alugar um carro, cuidado: pesquise o melhor carro para viajar, levando em consideração o tipo de viagem, o destino, e as condições do veículo.
CUIDADOS EXTRAS NO TRÂNSITO DURANTE A NOITE Não insista em dirigir se estiver com sono, pois a baixa luminosidade pode agravar essa situação e você pode perder o controle do carro. Se estiver cansado, pare em algum lugar ou adie a viagem. Mantenha os faróis regulados e ligados: a noite eles proporcionam que você enxergue o que está a sua frente, e durante o dia, evita multas.
VERIFIQUE A QUILOMETRAGEM DO SEU GUINCHO É importante você verificar qual é a quilometragem do guincho que está na cobertura do seu seguro. Pode ser que aconteça alguma falha no automóvel e você precise desse serviço, portanto veja qual é a distância que ele poderá percorrer. Se você fazer uma viagem muito longa do seu local de destino, maior do que a quilometragem de guincho que você contratou, converse com a sua seguradora e veja quais são as opções para essa situação.
VERIFIQUE A SITUAÇÃO E COBERTURAS DO SEU SEGURO AUTO Por fim, mas não menos importante, lembre-se de verificar seu seguro de carro. Caso algum imprevisto aconteça na estrada, seu seguro será muito útil! Veja se ele está em dia e se as coberturas estão de acordo com suas necessidades.
Você ainda não tem seguro para o seu veículo? Entre em contato com a Fastnes, temos a melhor opção para seu automóvel.
FONTES: Melhores Destinos e Jornal O Tempo