Diversos fatores são cruzados para se chegar ao valor que o segurado deve pagar para ficar protegido. Os cálculos são feitos com base na maior exposição do bem ao risco em relação a maior probabilidade de ocorrer sinistros e assim, acionar o seguro.
Os principais fatores que influenciam na determinação no valor do seguro automóvel são: o perfil do condutor, características do veículo e utilização, quanto menor o risco para a seguradora, menor será o valor do seguro.
Perfil do Condutor
Idade do condutor e dos filhos, sexo e estado civil são avaliados, por exemplo, jovens de até 25 anos de idade possuem um histórico maior de acidentes, e com isso, valor do seguro é maior. Já por outro lado, pais com filhos pequenos tendem a ser cuidadosos, conseguindo então, um valor mais acessível na hora da contratação do seguro.
Características do veículo e utilização
Alguns dados são determinantes como: valor de mercado do veículo, índice de roubos e furtos da região, valor das peças e disponibilidade de encontrá-las. O investimento pode ser maior em casos onde o veículo circule ou fique estacionado em áreas consideradas de risco, no entanto, itens de segurança como rastreadores, alarmes e travas, podem reduzir o preço.
As coberturas e serviços contratados também influenciam bastante no preço final do seguro. Fique atento! No momento da contratação, é necessário observar os serviços mais básicos como assistência 24h, troca de pneu e guincho, além dessas opções, o segurado pode escolher coberturas adicionais que variam de acordo com suas necessidades, como a cobertura contra danos a terceiros. Mas atenção! Um seguro completo, com mais coberturas e assistências, naturalmente custará mais que um com coberturas mais básicas, por isso avalie bem as coberturas, benefícios e serviços extras que lhe forem oferecidos.
Quer saber o valor do seguro para o seu veículo? Entre em contato com a Fastnes.
FONTE: G1