Uma pesquisa do Datafolha, encomendada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) em 2017, apronta que mais da metade dos brasileiros avaliam a saúde no país como ruim ou péssima.
Desde 2008, a saúde é apontada como a maior preocupação do brasileiro. E engana-se quem pensa que a insatisfação tem ocorrido apenas no sistema público. Com a população se tornado mais seletiva e mais crítica, até mesmo o sistema privado tem sido avaliado com mais cautela.
Pensando em como amenizar a preocupação com a saúde, as pessoas se deparam com duas possibilidades de amparo, o Plano de Saúde e o Seguro Saúde. Mas qual deles escolher?
O que é um Plano de Saúde?
O Plano de Saúde é oferecido por uma empresa privada que engloba uma rede de atendimentos com laboratórios e profissionais de diversas áreas cadastrados (e algumas vezes exclusivos) em sua rede, oferecendo diversas opções de coberturas e abrangências.
E o Seguro Saúde?
Diferentemente do Plano de Saúde, o Seguro Saúde deixa o beneficiado livre para escolher seu médico, seu laboratório, entre outros serviços. Ele tem como objetivo reembolsar o cliente por despesas médicas sendo que estes serviços podem ser escolhidos livremente pelo segurado, independente da categoria escolhida.
Qual deles é o melhor?
As administradoras de planos de saúde podem ser hospitais, cooperativas de médicos ou empresas de medicina de grupo, já as seguradoras podem trabalhar com estes profissionais, mas não podem administrar diretamente hospitais ou clínicas médicas.
Se você está em busca de liberdade no momento de escolha de médicos e hospital, os seguros são mais indicados, pois com eles é possível consultar médicos e entidades que não sejam conveniadas, o que já não acontece nos planos de saúde.
Em ambos os casos, é fundamental prestar atenção nas cláusulas e detalhes do contrato.
Quer saber mais sobre os benefícios que o Seguro Saúde tem pra você? Entre em contato com a Fastnes.
FONTE: Datafolha, Infomoney e Folha de SP